Blog

Lucro ou prejuzo

Como saber qual é o lucro de meu consultório odontológico?

Curta e Compartilhe!


Quando chega o final do mês, você sabe se o seu consultório odontológico deu lucro nesse período? Você sabe qual foi o seu faturamento e as despesas com o negócio?

A gestão financeira é primordial para o bom andamento do empreendimento, mas ainda é muito comum ver negócios que iniciam suas operações e não fazem uma gestão adequada de suas finanças, o que pode ser um perigo, visto que o empresário não identifica o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Para saber qual foi o lucro do negócio é fundamental o conhecimento de algumas informações, tais como: o faturamento, os custos do produto e os custos necessários para que a empresa funcione.

O faturamento corresponde à soma de tudo que foi vendido, seja produtos ou serviços, em um determinado período. E nesse faturamento está incluso os custos do produto e do negócio.

Com o faturamento em mãos, vamos descobrir o lucro. Ele pode ser de 2 tipos: lucro bruto e lucro líquido. O lucro bruto é definido quando se subtrai do faturamento o custo dos produtos/serviços vendidos. 

E para encontrar o lucro líquido deve ser descontado do faturamento o custo dos produtos vendidos e demais despesas que são responsáveis pelo funcionamento da empresa, como: conta de telefone, água, energia, aluguel, etc.

Ao seguir essa fórmula básica em seu consultório odontológico, você conseguirá saber se tem um retorno positivo do seu negócio.

Para te ajudar nesse controle, use um software para gestão. Nele você lançará todas as despesas e que ficarão registradas em um banco de dados. Quando chegar um determinado período e você quiser saber quais foram os resultados deste intervalo, basta que você pesquise no sistema e ele te mostrará através de relatórios as informações reais.

Dessa forma você tem uma visão de como anda a saúde financeira de seu consultório e tem clareza na sua tomada de decisão.

Clique Aqui e Veja também: Isso te Ajudará a Ter Excelência na Gestão do Seu Consultório! 


Gostou? Compartilhe!